Pão da Sophie

Minha opinião sobre a B12

Isso tudo é meramente a minha opinião na luz do meu entendimento e das minhas pesquisas em fisiologia humana e em ecologia vegetal. Não pretendo dar conselho médico, apenas quero disponibilizar material sobre educação nutricional.

A vitamina B12 é a mais complexa das vitaminas, não é nem uma vitamina bem dizer, ela é o resultado de um trabalho simbiótico entre bactérias e elementos no solo como o cobalto e o nitrogénio. Ele é involvida em trabalho bacterianos e no metabolismo. É involvida na produção de hemoglobina e no sistema nervoso e cerebral.  Também é involvida na metabolização (o jeito que a gente lida com carboidratos, gordura e proteína).

Sintomas de deficiência incluem anemia, fadiga, depressão.

Estou aqui para trazer você até um espaço de reflexão, usando seu bom senso…. Sei que o assunto é controversa, mas o que me interessa não é debate, bate-boca, é chegar a um ponto onde meu coração está em paz e como recebi muito questionamento sobre o tema da B12 e da suplementação, senti a urgente necessidade de compartilhar meu ponto de vista sobre a B12.

O argumento mais insistentemente usado em favor do uso da carne é o de que sem carne o organismo não consegue suficiente vitamina B12, cuja ausência causa enfermidade. Mas não se leva em consideração que, mesmo os carnívoros, podem não aproveitar essa vitamina devido à ausência de ácido fólico, encontrado em mínima quantidade em poucas carnes  e nenhuma em outras. Especialmente destituídas  dele são as carnes de porco, todos os peixes de couro e os frutos do mar.

Por outro lado, o ácido fólico, tão importante para se combinar com a vitamina B12, encontra-se em todas as verduras escuras, nas hortaliças em geral, nas oleaginosas, nos cereais integrais e nas frutas; e isto em proporções nunca vistas na carne.

O aproveitamento de vitamina B12, além do ácido fólico, se beneficia de metionina, um precioso elemento das proteínas, porém muito pobre em todas as carnes. Não há nenhum alimento em que  ele esteja melhor representado do que na castanha do Pará e levedura de cerveja, e depois em todas as nozes e cereais integrais. Tenha-se presente que a B12 é um produto da manipulação do organismo (através de bactérias intestinais). Se a este fornecemos os elementos referidos e evitamos as destruições causadas pelas fermentações e consequentes putrefações, os intestinos fabricarão toda a B12 de que precisamos para a nossa defesa. Assim não há razão para colocar a carne como prioritária na consecução da vitamina B12.

“Cerca de trinta gramas das raízes de alho poro, beterraba e outros vegetais fornecem de 0,1 a 0,3 microgramas de B12, o que é mais do que suficiente para atender as necessidades de um dia” (Drs. Agatha e Calvin Thrash – Nutrição para Vegetarianos, pág. 95).

Em outras palavras, o vegetariano bem informado, que coma abundância de frutas, nozes, cereais integrais e hortaliças em estado natural, e que não descuida de sua quota de proteínas completas de fonte vegetal, não precisa preocupar-se com o problema da B12.

Mas onde tem essa mau dita B12?

Tem B12 nas plantas? sim, tem!

De fontes de pesquisas alemães, tenho que tem B12 em plantas sim, por exemplo, nas raízes e tubérculos absorvida por bacterias no solo.

As outras plantas (aquelas que também consumimos) vivem em simbiose com as bactérias e os fungos no solo. Plantas, especialmente, as leguminosas, porque elas vivem com as bactérias que absorvem o nitrogénio do ar e o tranformam em nitrato no solo, que é absorvido na água. A rede vascular das plantas utiliza essa água para absorver e utilizar os nitratos para produzir suas proteínas, é por esse motivo que as leguminosas têm um teor tão alto de proteínas por exemplo. Resumindo, as bactérias e as plantas PRECISAM de B12 para poder produzir nitratos e proteínas com base no nitrogénio do ar.

Outra coisa…  o trigo sarraceno é rico em vitaminas do complexo B, do qual a B12 faz parte. Quando olha os produtos comercializados por exemplo na Europa, trigo sarraceno em pó tem 4,5 micro gr de B 12 em cada 1 gr de pó. Considerando a recomendação diária de 3 microgr de B12 por dia, você precisaria de menos de 1 gr de pó de trigo sarraceno por dia!

Segundo o autor do livro “o grande livro dos germinados e brotos”, Rose-Marie Nöcker, a quantitade de B12 por 100 g de legumes, feijão moyashi, lentilhas e ervilhas também têm. A autora dá as quantidades de B12 contidas por cada 100 gr de brotos frescos de pelo menos 4 dias. Mesmo que não seja o suficiente, isso demonstra que tem B12 em plantas, sim senhora.

wheatgrass

Suco de grama de trigo, agora sim, vem a onda de choque: 80 micro gr por cada 100 ml >> Tipo enorme!! A quantidade que você precisa para 1 mês!

Outra coisa que precisa entender é que não precisa tomar/ingerir vitaminas todos os dias, o seu corpo é inteligente e tem a capacidade de armazenar para várias semanas, e até vários anos.

Sementes e brotos de girassol também contêm B12…

Clorela também contem B12 na forma de metil cobalamina, na proporção de 1 micrograma, você precisa de 3 gramas por dia, e você atinge a sua meta diária. Ela é altamente digerível e não é um análogo como eles vendem lá, você pode utilizá-la. Tanto é que as reposições de B12 são na forma de metil cobalamina. A alga Nori , aquela que enrola sushis, também contem B12 na sua forma utilizável, não acredite todo o que vê na mídia, tem muito papagaio que não foi na fonte antes de repetir o que a maioria está vomitando de informações equivocadas. Isso faz mal a humanidade e também ensina você a cautela e a vigilância.

Então… O fato é: a maior parte das plantas contem B12. As algas também e possivelmente os cogumelos também. 

Clorela, nori… (algas)

Todas as leguminosas,  todos os feijões contêm B12. É claro que o ideal é de consumir em sua forma crua, e que a maior parte dos feijões são tóxicos crus. Mas brotos de alguns, pode! Sei que a soja seria no mundo idealizado uma boa fonte, mas hoje aquela planta ficou tão modificada que só posso sugerir recorrer a outra fonte. Agora feijão moyashi e o adzukis são bons candidatos.

A erva do trigo contem tanta B12 que é muito provável que a família inteira desse grupo de ervas doces também contenha alguma quantidade de B12: trigo, cevada, espelta,  aveia, centeio, milho, particularmente milho indiano, e mesmo a cana de açúcar (caldo de cana e melado contem B12 viu), são todos da mesma grande família das ervas doces, é provavel que todas contenha quantidade grande de B12 quando é transformado em suco.

Flora Intestinal

Alguns dizem que não pode usar a B12 produzida no intestino porquê é produzida (se liga ao fator intrínsico do estômago, e extraída no íleo), e dizem que é liberada no intestino grosso onde não se faz mais a absorção. Estão viajando. Faz absorção de líquidos e outras substâncias, sim.

Tem uma médica que merece ser mais conhecida, chamada Giulia Enders, ela escreveu um livro “O discreto charme do intestino “, onde ela explica que o duto intestinal está providenciando a B12 para o organismo, isso quer dizer que não somente B12 é produzido no duto intestinal, mas que o nosso corpo é capaz de absorver a nossa B12 a partir dai. Sim!

Breastfeeding_a_baby

Quando olha o leite materno, quase não tem B12 (0.05µg/100 g) e também quase nada de proteína viu!! (2.5%)… É a maior fase de crescimento do ser humano, então, de onde vem a B12 que o bebê precisa? Diga me? Hm? Não venha me dizer que a mamãe tem que suplementar a B12 dela porquê a Natureza foi tão tosca que esqueceu de botar a B12 que o bebê precisa no leite dela. Não!!!

O tempo vai mostrar que essa neura da B12, essa nóia é comercial.

Então!!!

A questão não é se a dieta baseada em plantas contem B12 ou não, mas é se a absorvemos e fabricamos bem ou não… Pois todos têm um sistema tão agredido que são incapazes de absorver e funcionar diretinho, e além disso o solo está cada vez mais empobrecido em vida, tais como nossos corpos pois nós comemos o que vem da terra, que nós estupramos e empobrecemos em primeiro lugar. Pode ser também que tenhamos tantos parasitas que não deixa o nosso estômago produzir o fator intrínseco, ou talvez roubam a nossa B12 antes de chegar na parte que absorve que é no íleo terminal. Também tem o fato que o fator intrínsico SÓ se liga à B12 em pH alcalino, hellôoooo!

Então acabamos com o mito que não tem B12 numa dieta baseada em plantas e também acabamos com a velha história que a B12 é algo externa que estaria por cima das folhas ou sei lá onde, está dentro do corpo das plantas, dentro das células dela, porquê ela usa ela no seu metabolismo.

Também acabamos com o mito de que não pode absorver a B12 que conseguimos isolar no nosso corpo.

Ao invés de olhar para a B12 como uma vitamina que tem de suplementar, mais uma vez, achando que suplementação é a solução dourada nessa época de carências e degeneração, seria mais construtivo olhar para a B12 como um co-fator relacionado às suprarenais. Já tem as pesquisas que comprovam que se encontra nas frutas, vegetais e cogumelos, mas é mais uma co vitamina do que uma vitamina, algo derivado da interação com elementos da natureza.

Essas vitaminas são o resultado metabólico, é o resultado da viagem química transmutacional dos elementos nos organismos vivos, entendeu? Você não pode ingerir química transmutada, o seu corpo não vai entender ou saber o quê fazer com isso, você tem de permitir que essa transmutação ocorra bem e naturalmente dentro de seu corpo no fígado e nos seus outros órgãos…

synthetic chemistry

Como já falei em outras oportunidades, depois da revolução industrial, o homem se achou acima da natureza, e achou que a super química sintética dele ia resolver todos os pepinos que ele criou. aham. Balela!

Que visão mais separatista, isolacionista e reducionista. Gente, o mundo é um sistema, seu corpo é um sistema, não adianta querer olhar os pedacinhos sem ver as inúmeras conexões que possuem com todas as outras partes. Espero que hoje, você percebeu que não funciona olhar para a vida e as coisas assim…

Não tem ninguém que se desintoxica na base das comidas crudiveganas que fica deficiente em nenhuma dessas vitaminas ou minerais. Entende o porquê agora?

Já citei para várias pessoas o depoimento de uma higienista (são pessoas que levam o crudiveganismo na luz do que é melhor para a fisiologia e não pelo paladar, são vistos pelo resto do mundo como muito radicais), e ela comentou fazer um jejum de 40 dias na água. Avaliou sua B12 antes de começar, estava baixa. Depois de 40 dias na água (só na água), o seu nível de B12 voltou ao normal. Você está entendendo?

A gente fica botando a culpa nos caras errados. Porquê dá dinheiro!!! Medo e desinformações rendem muito!

Os nossos rins, suprarenais e outras glândulas estão capengas, sofrendo, e comprometidos ou seja o nosso metabolismo não está funcionando direito e a gente está dizendo que está com carência de B12. Como falei no meu vídeo sobre suplementação, você não pode assumir carência nutricional até que você arrume seu sistema de digestação, absorção e utilização. Utilização involve as glândulas esteróides, quais são? As suprarenais! Elas estão apanhando com o nosso jeito de viver e comer, e elas são responsáveis pelo seu bom uso dos minerais e os processos metabólicos corretos, entendeu? E o último processo é de eliminação, que garante que as três primeiras estágios estejam funcionando corretamente.

Porque é isso que está ocorrendo. Devido à acidificação absurda a qual submetemos nossos organismos, os nossos orgãos involvidos nos processos de eliminação estão em péssima péssima péssima condição.

Cólon?

Ninguém tem um cólon saudável, gente! ninguém!

E os rins de todos estão indo pro beleleú, é assustador, então com esses dois órgãos involvidos nos processos de eliminação estão super esgotados, com degeneração crônica, distorcidos, enfim, os nossos intestinos, os nossos rins e nossas suprarenais, de modo geral, estão com um pé na cova em todo mundo por causa das nossas escolhas alimentares e de estilo de vida. Olha a química que está consumindo antes de falar de carência nutricional.

Pensamentos são o que a gente acha! Consciência é o que as nossas almas sabem! Consciência deve prevalescer sobre os pensamentos da mente egóica e restrita da gente. Já ouviram falar da armadilha da mente né? Então, abre seus olhos, sim…. o terceiro mesmo.

Essa reverência, esse crédito que nem sequer questionamos dos homens que a gente olha como se eles soubessem de tudo de saúde e nutrição e até de funcionamento do nosso corpo, só porque vestem jaleco branco e se chamam de doutores, é narcissismo! Isso não bota na equação a sabedoria da NATUREZA e na individualidade de cada organismo. 

O homem está na xixica por tudo o que ele fez: o jeito que ele pensa, esse separatismo que ele cultiva, essa agressividade que mantem para com os outros, é karma bruto!!! Cada um seu caminho, mas quem está estudando e saindo dessa vibração está se libertando.

E saíba que ninguém é deficiente quando tem digestão adequada, absorção adequada (o sistema linfático e a parede do duto intestinal tinindo), e utilização. Não é tão simples assim de se entupir de cálcio, ferro, magnésio e vitaminas e achar que tá tudo certo, sem ter um sistema hormonal equilibrado. Não adianta NADA porquê você não vai utilizar essas coisas que engoliu. Se você tomar cálcio sem ter suas glândulas paratireóides funcionando, sabe o que vai ganhar com isso? Artrite! Parabéns!

A suplementação está querendo pular por cima das etapas que fazem o funcionamento do seu corpo o que ele é. A digestão, absorção e utilização têm de estar em ordem e a única maneira de ter isso acontecendo é quando você está eliminando corretamente as toxinas.

Cuide do seu pâncreas, de seus rins etc. Como ? Você limpa!! Mas como? Use a dieta crudivegana, use as frutas adstringentes principalmente e use as plantas medicinais. Limpe e resgate. O resto, é com ele!!!

Então acho que ficou claro né?

Todas essas vitaminas que eles querem que você suplemente, como B12, D3, DHA, e por ai vai, e que dizem que só se encontram em animais, então pare e pense: você é o que mesmo? Como os outros animais que não comem animais possuem B12? Já viu muita vacas comendo carne? De onde elas tiram a B12 nelas, será, hm?

Então, consciência desperta, mente crítica, utilize a natureza e sua sabedoria, ela é bem intencionada, não está lucrando com seu medo, sua insegurança e pouco está se lixando de seu dinheiro. Embrulhe-se na Pacha Mama, re-lembre-se que você e ela, são UM.

Aqui o vídeo que eu fiz sobre o tema.

Gostou? Dá uma jóinha, dá um like e compartilhe a felicidade e a libertação.

Um abraço do lado do coração.

Anne-Sophie Bertrand
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