Pão da Sophie

Levedo de Cerveja & Levedura Nutricional: qual é a diferença?

Você sabe a diferença? Pois é….  Na prática, alguns sabem, mas na teoria, poucos sabem…

Tem uma salada de nomes que ajuda a confundir mais um pouco a gente: levedura nutricional as vezes é chamada levedura de cerveja, iiix, ai complicou. Mas aqui, vamos manter levedo de cerveja e levedura nutricional para ajudar na clareza!! Bom, antes de mais nada, os dois são bem parecidos em termos nutricionais, mas têm consistência e sabor completamente diferentes (vide foto abaixo).

nutricional yeast vs levedo de cerveja

O levedo de cerveja  é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas. Não engorda não gente, é mito. O levedo de cerveja tem muitas funções no organismo, mediadas por seus componentes, que são muitas vitaminas e aminoácidos essenciais para o corpo humano.

Agora, a levedura nutricional é um alimento oriundo de fungos ascomicetos, cogumelos microscópicos, que se multiplicam ordinariamente por gemação, conformando, assim, longas fiadas de células (cada uma é um ovóide com a dimensão de 8 a 10 milésimos de milímetro), como as contas de um rosário. O gênero Saccharomyces compreende várias espécies, de que uma das principais é a levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisiae), por isso, a confusão ! A levedura nutricional, também chamada de levedura alimentar, é um fermento inativo utilizado como suplemento alimentício e tempero. É amarelo com um sabor bem distinto, parecido com queijo. Por ser inativa, ela não pode ser usada pra assar (fazer bolos, etc.). É, de longe, a mais apreciada e a mais rica em termos alimentares. Provindo do malte, assegura as proteínas necessárias e completas em todos os aminoácidos, sendo, por isso, ideal para os que não se alimentam de carne de outros seres como nos, veganos e crudiveganos.

Valor Nutricional do Levedo de Cerveja vs. Levedura Nutricional            

No que concerne ao teor vitamínico, o levedo é considerado a maior e melhor fonte conhecida, tanto é que as pessoas tomam em cápsulas para resolver vários problemas somáticos (fadiga, depressão, queda de cabelo,e tc.), mas não precisam fazer isso gente, acrescente na comida, é muito mais jogo!

É riquíssimo em vitaminas do complexo B, fator essencial da respiração e nutrição celulares e, assim, da manutenção do equilíbrio orgânico.

A levedura de cerveja também é interessante de um ponto de vista nutricional, rica em aminoácidos fundamentais. Ela é rica em proteínas (45 a 50%) muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selênio, crômio, alumínio). Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lípidos (5 a 20%: estearina, palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases, etc).

O Levedo de Cerveja – Benefícios para a saúde

Particularmente indicado nos casos de diabetes (devido ao alto teor em glutatião – um péptido sulfurado (composto de ácido glutâmico, cisteina e glicocola), ele exerce ação preponderante em todos os fenômenos biológicos e, em particular, nas reações de oxido-redução, nos processos de desintoxicação e de resistência às infecções), furunculose, acne e demais problemas de pele, gravidez, anemias, atrasos de crescimento e desenvolvimento, afecções do sistema linfático (intoxicações e infecções), arteriosclerose, doenças artríticas e alcoolismo.

O levedo de cerveja é um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso. Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais, as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (indicada nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas do fígado). É muito adequada aos desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais.

E a Levedura nutricional então?

A levedura de cerveja é um alimento precioso e um remédio milenar. Já assim a considerava Hipócrates, o “Pai da Medicina”, bem como os monges das confrarias medievais, que a empregavam nas curas de muitos males, principalmente nas chagas e furunculoses.

Provavelmente o maior mérito da levedura nutricional é que ela oferece aos veganos uma fonte confiável (e não-animal) de vitamina B12. Ela dura indefinidamente se guardada num pote bem fechado.

Qual é o sabor?

O levedo de cerveja é um subproduto da fabricação de cerveja. Muitas vezes, é intragável de tão amargo que fica. Ao contrário, a levedura nutricional tem um agradável sabor de queijo que é bastante delicioso. Pertence à família dos fungos (pense em cogumelo) e é uma fonte vegetariana excelente de vitamina B12, que normalmente só se obtém através dos alimentos de origem animal. Em outros termos, é legal se puder acrescentar levedura nutricional em sua dieta vegetariana e/ou vegana.

Fabricada a partir de um organismo unicelular chamado Saccharomyces cerevisiae, a levedura nutricional é cultivada em melaço, e depois colhida, lavada e secada, utilizando o processamento térmico para aniquilar ou desactivar o microorganismo. Este processo torna o fungo inactivo, a fim de que ele não fermente como acontece com o fermento para cozer no forno. Então tecnicamente, ela não é crua, mas considerando tudo o que ela traz de bom para o organismo, conheço inúmeros crudis que a consomem, e me incluo neste grupo, sem receio nem remorso.

A razão por que é um tesouro dietético tão valioso é porque é uma fonte vegetariana do nutriente fundamental vitamina B12, que é uma parte indispensável na produção dos glóbulos vermelhos. Também ajuda a produzir e proteger a mielina, que atua como isolamento protetor dos nervos. Uma colher de sopa de levedura nutricional fornece toda a dose diária recomendada de vitamina B-12! Falarei sobre a B-12 em mais detalhes em breve…

A levedura nutricional também é rica em proteínas (duas colheres de sopa contêm mais proteína do que uma xícara de leite integral de vaca) e rica em fibras, portanto a saúde intestinal e a digestão funcionam sem problemas. Naturalmente sem glúten, a levedura nutricional é um ótimo complemento para as pessoas sensíveis ou intolerantes ao glúten. Tem uma dose abundante dos minerais essenciais selênio e zinco, e é rica em ácido fólico (oba!! Gestantes: aproveitem). Estudos recentes têm mostrado que o ácido fólico sintético pode provocar o câncer da mama entre outros sintomas chatos, e além de sobrecarregar o sistema linfático e excretor né… Então, como algumas marcas de levedura nutricional resolveram cair nessa piada da suplementação sintética, as vezes, contêm ácido fólico sintético, então, fique atent@: verifique os rótulos dos ingredientes antes de comprar.

Idéias de uso?

Polvilhe levedura nutricional nas pipocas, couve flor curtido e desidratado com levedura nutricional é a pipoca dos crudis, gente!! Amo!! Queijos temperadinhos, gratinados, crackers, e pode também misturá-la em purê de batata, aveia, milho e pratos de massas ou legumes assadas ou desidratados para dar um sabor a queijo, acrescentando riqueza e textura.

Onde comprar?

Por hora no Brasil, só achei ON LINE, na página de venda do blog da queridona Lori Ellis chamado VEGANANA

e na Vegan Way

Conclusão

Faça de sua vida um espectáculo e divirta-se com as coisas que a natureza botou a disposição.

Lembrando: juízo, consciência despertando, educando-se sempre e ouvindo o seu corpo a cada dia mais um pouco, amando muito!

Um abraço do lado do coração!

 

Anne-Sophie Bertrand
Me siga!
Últimos posts por Anne-Sophie Bertrand (exibir todos)
Compartilhe este Pão

7 comments

  1. Oi
    Comprei um le edo no cerealista de sp….baratissimo…12 reais o quilo….testei e eh delicioso! Agora nao sei se eh nutricional ou nao….. erdade q 30g suprem td necessidade de aa essenciais inusive lisina e metionina?
    Obrigada!

    1. Você deve ter comprado o levedo de cerveja…. Tem como você mandar foto?

      1. Oi! Cpmprei pouco so p experimentar e gostei….entao ja acabou e nao vou poder t mandar a foto mas essa semana compro mais e cploco aqui. Mas eh um po finissimo e bege q tem cheiro de pao e um fundo d queijo….e eh amarguinho. Mas eh barato demais. Eu gpdtei muito. Dei p meu psi experimentar e ele disse q eh o msm q ele tomava na juventude p ganharmassa muscular.

        1. parece levedo de cerveja mesmo! Abraço

  2. Bom dia. Quer dizer que não se deve colocar levedura nutricional para receitas que vão ao fogo? Já vi muitas receitas vegans que recomendam a adição de Nutritional Yeast e depois levadas ao forno… fiquei em dúvida, agora…

    1. Pois é, sempre melhor evitar cozer a levedura… Cocção, de modo geral, não é ideal para a saúde.

Deixe uma resposta

Seu carrinho

0

Nenhum produto ainda, visite nossa loja