Conheça o xodó do momento: o Tofu de Pepita de Abóbora
Feito em 10 minutos, e como ele a semana toda!
Que tal um tofu medicinal que sacia e mata os vermes ao mesmo tempo?
Sementes de abóboras são ricas em ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais como o ferro e o magnésio.
Por isso, essas sementes podem ser incluídas na alimentação do dia a dia para melhorar o funcionamento tanto do cérebro quanto do coração, assim como favorecer a saúde intestinal e diminuir a inflamação no organismo que pode surgir devido a diversas doenças.
Elas trazem diversos benefícios para a saúde.
Os principais benefícios da semente de abóbora para a saúde são:
- Favorece o relaxamento e promove o bem-estar
Essas sementes possuem uma elevada quantidade de magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam a nível cerebral, ajudando a combater o excesso de estresse, o cansaço e estimular a memória.
- Perda de peso
As sementes de abóbora são ricas em fibras, promovendo uma maior sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa diminua a quantidade de alimento consumida no dia a dia, ingerindo menos calorias e favorecendo a perda de peso.
- Ajuda a aumentar a massa muscular
As sementes de abóbora são uma excelente fonte de proteínas, por isso pode ser interessante incluir na alimentação quando o objetivo é ganhar massa muscular, podendo ser incluída em saladas, em vitaminas, no iogurte, nos cereais e nos lanches.
- Protege as células do organismo
Devido ao seu elevado teor de antioxidantes como os carotenoides e a vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do organismo do efeito dos radicais livres, ajudando a diminuir a inflamação, assim como ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o de estômago, próstata, cólon e mama.
- Diminui a inflamação
As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ômega-3, no qual exerce uma ação anti-inflamatória contra os processos de estresse ou de doenças que possam estar causando um estado de inflamação do corpo, ajudando a proteger o organismo de doenças cardiovasculares e cerebrais e melhorando a memória e a disposição. Conheça todos os benefícios do ômega-3.
- Melhora a saúde da próstata e da tireoide
As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral que é importante para fortalecer o sistema imune e que ajuda a regular o funcionamento da tireoide. Alguns estudos demonstraram que o consumo diário dessas sementes ajuda a diminuir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata e a melhorar a qualidade de vida.
- Ajuda a combater os parasitas intestinais
Essas sementes têm sido utilizadas como remédio caseiro para combater os parasitas intestinais, já que possuem ação anti-parasitária e anti-helmíntica, podendo ser consumida tanto por crianças quanto por adultos.
- Combate a anemia
As sementes de abóbora são uma excelente fonte vegetal de ferro e, por isso, ajudam a combater a anemia, podendo também ser consumida por pessoas veganas ou vegetarianas para aumentar a quantidade de ferro no organismo.
É importante que em conjunto com as sementes de abóbora seja consumida também algum alimento fonte de vitamina C, pois assim é possível favorecer a sua absorção intestinal. Alguns alimentos ricos em vitamina C são a laranja, a tangerina, o mamão, os morangos e o kiwi. Veja uma lista dos alimentos ricos em vitamina C.
- Alivia a dor de barriga
As sementes de abóbora ajudam a aliviar a dor de barriga e as cólicas menstruais, já que contém magnésio, que é um mineral que atua diminuindo a contração muscular e o funcionamento dos nervos e, como consequência, a dor menstrual.
- Cuida da saúde do coração
Essas sementes possuem fitoesterois, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração já que exercem um efeito cardioprotetor, uma vez que ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco cardiovascular, diminuir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Regula os níveis de açúcar no sangue
Como tem grande quantidade de fibras e de magnésio, as sementes de abóbora ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo muito importante para as pessoas diabéticas e para quem possui obesidade com resistência à insulina ou hiperinsulinismo.
As sementes de abóbora podem ser consumidas puras, sendo mais comuns de serem incorporadas em saladas, ou serem utilizadas para o preparo de receitas, podendo ser trituradas, por exemplo, eu uso na fabricação de massas, pizzas e biscoitos salgados.
Bora aprender a utilizá-la na culinária do dia-dia!
Tempo de preparo: 10 minutos
Serve: 5 pessoas (com fome)
Ingredientes:
- 1 xícara de pepitas de abóbora (demolhadas)
- 1 xícara de água boa
- 4.5 a 5g de agar agar (uso esta marca, cuidado com o agar agar a granel que o sabor é forte e não funciona bem)
- 1.5 cc sal bom
Preparo:
Vamos preparar as pepitas. Eu compro em compras coletivas de um fornecedor chamado JRG Alimentos (vale para quem compra no CNPJ). Mas você pode comprar em sua loja de produtos naturais favorita.
Se tiver água Kangen, faça 1 minuto em água pH 2.5 e 20 minutos em água pH 11.5, depois segue por 8h em pH 9.5). Se não tiver o equipamento, fale comigo.
Pode deixar as pepitas de molho na sua melhor água por 8h.
Depois ferve o agar agar na água por 3 minutos, acrescente o sal, e bate até homogeneizar.
Despeje em um refratário untado com azeite e deixe pelo menos 2h na geladeira.
Gosto de enfeitar com alho, cebola, e pimentão desidratados. Na hora, tiro da geladeira e corto em cubos.
- Vamos falar de soberania alimentar - 22 de julho de 2023
- Sopa de Milho, cogumelo e abacate - 16 de setembro de 2022
- Bolinhas de Cenoura - 15 de setembro de 2022