Sou fã de banana e se tem uma receita maravilhosa, é essa, ela não contem farinhas refinadas, nem óleo, nem açúcar, nem produtos animais e nem ovos. Eu gosto do valor nutricional dela, e já fiz sucesso com ela!
Nela vai aveia, que é uma cereal naturalmente sem glúten, é uma das mais nutritivas que existem, ela sendo rica em antioxidantes, minerais e vitaminas (manganês, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco, folato, vitamina B1 e B5, e também pequenas quantidades de cálcio, potássio, B3 e B6. Além disso, ela contem fibras e proteínas. Entre as coisas boas que ela proporciona em você, ela baixa os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, ela é excelente contra irritações na pele e contra a constipação…
Também vai amêndoas. Todos sabem que amêndoas são ricas em gorduras boas, mas são rainhas em termos de nutrição, tendo fibras, gorduras (14 das quais 9 são mono-insaturadas), proteína, vitamina E, manganês e magnésio, e também possui cobre, fósforo, e B2. São uma fantástica fonte de antioxidantes, eles são principalmente contidas na casca marrom dela, portanto comprem elas com casca. A vitamina E é um antioxidante que protege as células do cérebro. As amêndoas também ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue e controlam a pressão arterial, abaixam o colesterol, evitando a oxidação do “bom colesterol”. Por fim, sendo altamente nutritivas, elas diminuem a sensação de fome, ajudando na perda de peso.
Vai linhaça também, sem glúten, e lotada de omega 3, fibra, proteína, magnésio, vitamina B1, manganês, fósforo, e selênio, é fantástico para a pele e o cabelo por conta de seus ácidos graxos essenciais e seus antioxidantes, e como as outras, ajuda a perder peso e baixar o colesterol, é boa para a saúde digestiva e para lutar contra o câncer, e por fim, é bom para os sintomas da menopausa, graças aos seus antioxidantes (linhanos), reduz os riscos de osteoporose e ajuda a resgatar a regularidade do ciclo.
Além do mais, vem nossas deusas as tâmaras medjool, divinas, frescas, caramelo de fruta por excelência. Ricas em fibras, nutrientes, potássio e cobre, que sabemos é importante para a absorção de ferro, formação de colágeno e células sanguíneas e para o sistema nervoso. Ajudam a manter a saciedade e são ideais para aquela vontade de doce naquela época do mês. São fantásticas para promover aquela dose de energia que precisa, assim como para regular a pressão arterial. Elas combatem a arteriosclerose devido ao seu alto teor de fibras. Por fim, são cheias de antioxidantes, alguns ajudando a baixar os triglicerídeos no sangue.
As bananas são ideais aliadas da saúde e já não é segredo para ninguém. O potássio que elas contém ajuda a deter o efeito do sal sobre a pressão arterial, também beneficiando seus ossos e rins. Proporcionam muita energia e ajudam na digestão e no movimento intestinal. Protege contra refluxo e úlceras estomacais. São ricas em vitamina B6, importante para a produção de células sanguíneas. Também a banana ajuda a tratar problemas de pele como psoríase e acne. Esfregue a parte interna da casca nas áreas afetadas e deixe o resíduo ser absorvido pela pele. Acontece que a casca contém uns ácidos graxos essenciais que irão auxiliar na resolução do problema além de deixar sua pele hidratada. No caso da psoríase, talvez fique mais vermelho a princípio, mas após alguns dias, melhora. Leva algumas semanas para observar melhoras com este tratamento, mas como sempre falo, a Natureza não dá salto, vai com ela que não tem tantos efeitos colaterais como a alopatia.
Também a banana tem muitas vitaminas (C, B1, B6) e minerais (manganês, magnésio, ferro) e tem pequenas de quantidades de iodo, ferro, selênio e zinco. Ajuda a lutar contra o câncer e devido à presença de triptofano, ajuda a levantar o astral e ficar de bom humor.
Bom agora que sabemos o quão bem cada ingrediente faz… bora aprender a fazer?
Ingredientes:
- 2 1/2 xíc aveia moída
- 1 1/4 xíc amêndoa moída
- 1/2 xíc linhaça moída
- 2 bananas grandes maduras
- 1/4 xíc de adoçante líquido de sua preferência (mel puro, melado, caldo de cana ou mais pasta de tâmara…)
- 1/4 xíc de pasta de tâmara (caso não tiver, bate 1/4 xíc tâmara com 1/4 xíc de água filtrada)
- 1 cc extrato de baunilha caseiro
- 1/2 cc sal rosa
Preparo:
No liquidificador, processa a aveia, as amêndoas e a linhaça até obter uma farinha.
No seu processador de alimentos com lâmina em S, processe as bananas e os outros ingredientes e acrescente progressivamente as farinhas
Formate num molde de silicone, pode molhar levemente a colher para ajudar a alisar o seu pão na fôrma.
Polvilhe com aveia e pedacinhos de noz chilena delícia.
Coloca em seu desidratador da Sophie por 2h a 60 graus e baixe a temperatura até 41-42 graus. Assim que seu pão estiver duro o suficiente para não quebrar, tire delicadamente o molde e se possível, já corte fatias de 1.5 cm de grossura. Deite elas de lado e continue desidratando por umas 4-6 horas ou até quando alcançar a textura desejada.
Eu amo comê-lo com pasta de tâmara e mais uns pedacinhos de nozes chilena por cima:
Buen provecho! Se gostou, compartilhe 😉
- Vamos falar de soberania alimentar - 22 de julho de 2023
- Sopa de Milho, cogumelo e abacate - 16 de setembro de 2022
- Bolinhas de Cenoura - 15 de setembro de 2022